Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais de 500 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro, participaram de uma atividade pedagógica que proporcionou a reflexão crítica sobre as discussões ambientais e logísticas da rodovia BR-319. Em foco, o debate sobre o futuro da Amazônia e a formação de cidadãos conscientes sobre o tema.
Realizado no início de junho, o “Workshop do conhecimento: BR-319 e o Futuro da Amazônia” rendeu reconhecimento para a escola, docentes e discentes. Na terça-feira (24), convidados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os alunos expuseram novamente, agora no plenário da casa legislativa, seus trabalhos e reflexões. De acordo com a pedagoga Yza Lira, idealizadora do workshop, o objetivo da iniciativa era propor uma reflexão sobre algo que fosse da vivência dos estudantes.
“Nossa escola está às margens da BR-319, e os alunos ainda não haviam refletido sobre o verdadeiro impacto e o que ela representa para nosso futuro. Conectamos um tema presente diariamente em nossa vida com a pesquisa acadêmica e interdisciplinar. Novas formas de aprendizado, em diálogo com o mundo real e com as complexidades que nos cercam”, ressaltou a pedagoga.
Pesquisa extensa
As 22 turmas da escola participaram da atividade. A equipe docente separou subtópicos de pesquisa para cada uma das turmas, e os temas abordaram diversas óticas de pesquisa. Os alunos estudaram sobre a história de construção da BR-319; as diferentes perspectivas de pavimentação da via; os impactos ambientais causados pela estrada; o papel da sociedade civil e das comunidades indígenas na discussão do tema; e estudos de caso de outras rodovias com contextos parecidos.
“Para a gente, foi muito gratificante o reconhecimento das discussões que levantamos. Recebemos honrarias, a partir da exposição de uma problemática que afeta nosso dia a dia. Estamos muito felizes”, destacou Milena Silva, 16, que é aluna finalista no Ceti Professora Maria Adelaide.
Ainda na terça-feira, uma comitiva formada por alunos, professores, coordenador, pedagoga e o diretor da escola, estiveram presentes na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, onde participaram de uma reunião com a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo de Freitas. Na ocasião, a secretária parabenizou os alunos pela realização da atividade e destacou o papel da escola como formadora de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
“A escola tem um papel fundamental na formação desses alunos como cidadãos conscientes. Para além do ensino pedagógico, estamos lidando com jovens que devem conhecer sua realidade, compreendê-la e buscar alternativas para um desenvolvimento social e sustentável. Para nossos alunos da rede estadual de ensino, principalmente do interior do estado, esta é uma pauta diária. Se olhar e enxergar como um agente de transformação do seu meio. Projetos como esses agregam tanto para o ambiente escolar, quanto para a sociedade de modo geral”, afirmou a secretária Ana Maria.
Com informações da Agência Amazonas*
Foto: Yza Lira/Arquivo Pessoal